quarta-feira, 2 de março de 2011

Vamos dialogar galera!

A implantação de um curso na área da Comunicação Social já em 2012 integra o Programa de Expansão da UFGD rumo a 2020. O curso será implantado pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE, mas ainda está em discussão qual habilitação terá. Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou outra?! Vamos dialogar e discutir, o espaço é nosso!

28 comentários:

  1. A reunião de segunda (28) à noite foi muito boa. A presença e jornalista e publicitários e outros profissionais de comunicacação (relações públicas e designers) mostrou que o interesse da comundiade é grande e que o esforço de todos e dos sindicatos das Agências de Publicidade (Sindagencia)e dos Jornalistas Profssioas da Grande Dourados (Sinjorgran) será para que a UFGD implante os dois cursos na Facale, Jornalismo e Publicidade. Pra isso as categorias terão que mostrar força, demanda da sociedade e do mercado de trabalho, viabilidade da estrutra e capacidade de mobilização.

    Os debates nesse blog virão apra cotribuir com sugestões e dados para convencer a universidade a inserir esses curso no Planod e Expansão.

    A contribuições de todos é fundamental!

    ResponderExcluir
  2. olha para o mercado da Grande Dourados vai ser ótimo a criação do curso de publicidade, pois está aréa tá em evolução nos ultimos anos, tendo em vista a abertura de varias agências na nossa região.

    Arildo Teixeira
    Publicitário
    1° Turma da Uniderp Dourados

    ResponderExcluir
  3. Acredito que, qualquer que seja a habilitação, o curso de Comunicação deve estar desvinculado do mercado e sim voltado para a essência da transformação social pela comunicação. Logicamente, o mercado é importante, sustenta e etc, mas o foco deve ser para o ser humano e a possibilidade de fazer diferença através da produção de notícia, da responsabilidade com a informação, seja ela escrita ou visual, do respeito e do direito à informação, da criação, das ideias, do debate a ser firmado com a opinião pública e etc. A comunicação deve e pode fazer diferença!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Seenhor reitor um curso que precisaria ser implantado e o de Odontologia pois precisamos sair de Dourados para fazer e um curso importante para o municipio. A população necessita de estudo e maior atendimento (Publico).

    ResponderExcluir
  5. Jornalismo e Publicidade são os cursos que deverão vir. Os únicos que existem na cidade são pagos e custam quase um salário mínimo. Não devemos pensar só na CIDADE de Dourados. Devemos pensar na Região da Grande Dourados, com nada menos que 38 municípios, sendo o mais longe à 4h de viagem. Já imaginaram esses cursos gratuitos para jovens dessas cidades? Já imaginaram o salto de qualidade em formação profissional e intelectutal desses jovens? Comunicação é poder e o poder deve emanar do povo. Para que o povo e não uma pequena parcela dele possa ter esse poder, é preciso que existam cursos gratuitos, caso contrário teremos cada vez menos profissionais das classes menos abastadas e uma comunicação cada vez mais elitizada. Jornalismo e Publicidade na UFGD JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, o curso de jornalismo na UFGD virá de encontro ao anseio de muitos profissionais, que são práticos, assim como eu, e pretende ter o curso superior. Somos a favor. Geraldo Cavalcante Pinheiro (Jornal A Voz do Vale e www.avozdovalenews.com.br IVINHEMA-MS)

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos! Me parece que todas as opções de Comunicação Social são muito válidas. Mas , deixo aqui, como sugestão um curso de linguagens audiovisuais ( Cinema , vídeo, televisão e internet. Enfim, todos os suportes que contenham imagem em movimento e som)O curso poderia trabalhar com diversos formatos de programa ( jornalísticos ,educativos , propagandas publicitárias , entrevistas , ficções, artísticos etc) Seria uma forma de englobar muitas habilidades e tendências.

    ResponderExcluir
  8. Assessoria de Comunicação da UFGD3 de março de 2011 às 11:04

    Quem tiver sugestões de outros cursos, em qualquer área, mande e-mail para comunicacao@ufgd.edu.br que a gente encaminhará para as faculdades correspondentes.

    ResponderExcluir
  9. Não seria possível uma formação comum básica e depois dividir dois grupos por habilitação (jornalismo e publicidade)? Como acontece na biologia com licenciatura e bacharelado?

    ResponderExcluir
  10. Acho exelente a criação da Faculdade de Jornalismo pela UFGD, mesmo por que o único que temos atualmente é pago. Apesar do Sumpremo ter determinado que não há necessidade do diploma para o exercício da profissão acho louvável ter o dipoloma, tendo em vista que algumas empresas de comunicação, principalmente as de grande porte, podem exigir o diploma para contratação do profissiona. Eu, por exemplo, sou LOCUTOR há muitos anos e não tenho o DIPOLOMA, mas sou a favor da criação do CURSO e provavelmente irei fazê-lo para meu próprio aperfeiçoamento.

    ResponderExcluir
  11. Pela experiência cada dia mais significativa adquirida pela UFGD em sua curta existência, acredito que a criação do Curso de Jornalismo na FACALE poderá oferecer uma decisiva contribuição na formação de uma consciência crítica para a categoria em Mato Grosso do Sul. A vocação da UFGD para o incentivo a pesquisa vai possibilitar a formação de profissionais comprometidos com valores éticos, morais e sociais, priorizando o interesse público.
    Defendo que o movimento pela criação do curso de jornalismo seja imediatamente dirigido também ao corpo docente da FACALE, para que ele se engaje nessa luta, cujo resultado positivo depende também da mobilização interna.

    ResponderExcluir
  12. Publicidade e Propaganda trará mais contribuição a Universidade.

    ResponderExcluir
  13. Luís Carlos Luciano4 de março de 2011 às 21:37

    Curso de Jornalismo. Sinjorgran.

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvida alguma o curso de jornalismo e publicidade. Vai ser bom para Dourados e região.

    ResponderExcluir
  15. Com certeza apoio a implantação do curso de jornalismo e publicidade. Será um ganho significativo para toda a região sul do estado. Principalmente por se tratar da UFGD, universidade esta, que a cada dia se destaca mais em todo o país

    ResponderExcluir
  16. deveriamos ter os dois. mas precisamos de mais publicitarios. Pq o jornalismo dessa cidade e da regiao sao e sempre foram mediocres e vendidos. E nao que a publicidade seja admirada, mas precisamos mais pq ela cresce e da novos olhares a gestao e aos empresarios dessa cidade que sao um lixo.

    ResponderExcluir
  17. Sou a favor da criação dos cursos porém acredito que o mesmo tem que contar com professores gabaritos e não alunos recém formados que muitas vezes não tem o mínimo de conhecimento adquirido para repassar aos seus alunos.

    ResponderExcluir
  18. acredito que toda a ação em prol do curso de comunicação social seja ele P.P. ou jornalismo, seja louvavel, pois esta area tem total influência sobre a sociedade, basta apenas ser mais valorizada e ter um curso desses em uma instituição como a UFGD e um grande passo para isso, sem contar que poderia vir junto com os cursos algums mestrados pois o mais próximos que nós profissionais da região temos como opção são ainda em SP.

    ResponderExcluir
  19. Prezados, penso que direcionar ao mercado local o curso seria prejudicial, pois sendo a UFGD uma instituição mais ampla, pela própria naturesa de instituição federal de ensino superior, acredito que deva pensar seus horizontes numa coisa mais ampla. Até porque cursos de publicidade, por exemplo, já existem no MS em suficiente conta para formar profissionais. Eu sugeriria seja estuda alternativa voltada para as novas mídias digitais, como webjornalismo, analista de midias online, algo nessa linha, pois é carente de formação O BRASIL como um todo. E os profissionais que atuam são formados em cursos formatados em outra época que não atendem as necessidades, ou tÊm que se especializar fora do Brasil. Um curso nessa linha atrairia acadêmicos de todo o Brasil e engrandeceria a UFGD como formadora de profissionais para todo o país e não de mera mão de obra. Uma universidade tem que ser focada na formação global do profissional e não na simples demanda de mão de obra, seja ela localizada no tempo ou no espaço.

    ResponderExcluir
  20. Para colaborar com a discussão sobre a necessidade do curso de Jornalismo, disponibilizei no blog http://jornalistasdourados.blogspot.com a tese-guia da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas) intitulada A Luta em Defesa da Regulamentação e o Resgate do Diploma que foi aprovada pelos sindicatos de todo Brasil no XXXIV Congresso Nacional dos Jornalistas (Porto Alegre-RS) realizado em agosto de 2010.

    Alguns itens do trecho são: Regulamentar é legal; Um Conselho dos Jornalistas; Resgatar o diploma é a nossa pauta; Qualidade da Formação do Jornalista - A Defesa da Proposta de Novas Matrizes Curriculares e Ampliação dos Programas da FENAJ de Atualização Profissional e Integração com o Meio Acadêmico.

    Vale a pena ler!

    Confira tb os docs originais em http://www.fenaj.org.br/congressos.php (Ata e Carta de Porto Alegre)

    ResponderExcluir
  21. Concordo com os caros colegas acima onde dizem da importância dos dois cursos, são duas áreas distintas onde ambas precisam de qualificação, de pós graduação, mestrado aqui perto de nós! Mais acredito que o curso com extensão em publicidade e propaganda irá de início ser um grande presente para Dourados e região, já que já contamos com o melhor curso de jornalismo do Estado aqui em Dourados....enquanto o curso de PP está caminhando, outros são apenas curso técnico...Fica a dica.....Publicidade e Propaganda!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Parabenizo a Universidade pela iniciativa de trazer novos cursos para atender Dourados e regiâo e se tratando de comunicação social a satisfação é ainda maior. Hoje, no contexto social globalizado é impossivel pensar em relacionamento humano sem pensar em comunicação, seja na esfera organizacional ou voltada para a comunidade. Independente da habilitação, considerando o enfoque mercadológico, o aprimoramento da comunicação deve ser sempre o foco que qualquer relacionamento, um dos grandes problemas sociais.

    ResponderExcluir
  23. Para pessoas que não tem condições de pagar uma faculdade como eu, a implantação do curso de Jornalismo Na UFGD será bem vindo! aguardo ancioso...

    ResponderExcluir
  24. Os cursos de Jornalismo e Publicidade, podem colaborar muito para a Comunicação da UFGD, que pretende ter rádio e tv universitária. Se teremos 20 mil pessoas é bom tem muitos comunicadores para que as milhares de informações, projetos e eventos cheguem até a comunidade. É preciso democratizar o conhecimento gerado na universidade.

    ResponderExcluir
  25. Jornalismo vem aii, um leque de oportunidade estão chegando, Dourados dará um salto em termos de comunicação, o curso fará mto bem para todo o Estado, um avanço que há muito tempo era necessário, parabens à todos que lutaram por essa causa >> estaremos lá

    ResponderExcluir
  26. Sem dúvida alguma o curso de jornalismo e publicidade na UFGD vão ser uma grande vitória para a população.

    ResponderExcluir
  27. Como boa jornalista profissional e diplomada, sou super a favor da criação do curso de jornalismo em Dourados, não apenas pela carência do mercado por bons profissionais, mas principalmente em busca de uma imprensa mais ética e comprometida com a informação. Tenho muitos amigos práticos e respeito muito o trabalho deles, mas sabemos que muitas questões técnicas e principalmente éticas só estão disponíveis na universidade...

    ResponderExcluir